domingo, dezembro 07, 2008

SonyEricsson Xperia X1


Pessoal,

Estou há alguns dias com o SonyEricsson X1, e queria compartilhar o uso dele com vocês.

Primeiro, um grande aviso: o SonyEricsson Xperia X1 NÃO funciona em 3G com a Claro (pelo menos em SP). Ele vem com HSPA em 900Mhz e a Claro usa em 850Mhz. A versão que chegou para mim é a que está disponível na Inglaterra.

Ficou meio complicado, pois minhas linhas pessoais e profissionais são Claro. Fiquei um pouco chateado por ver que há uma versão em 850Mhz, mas já tinha fechado a compra, e vamos que vamos. Para informação, com TIM funciona em 3G perfeitamente. Não testei com Vivo.

O interessante é que desta vez, o auto specificator configurator do Windows Mobile 6.1 que acompanha o aparelho reconheceu a Claro e a TIM, e configurou todos os settings automaticamente - conexões, APNs, senha de acesso. Tudo configurado instantaneamente. Quando testei o chip TIM, o X1 acusou que as configurações estavam erradas (estava com o chip da Claro), perguntou se minha operadora era a TIM / País: Brasil e pronto. 15 segundos e tudo configurado. O mesmo aconteceu quando voltei o chip para a Claro. Mesmas perguntas, configs diferentes em 15 segundos. Show.

De "pegada", a impressão (vejam, impressão) de peso em relação ao tytn II e ao iPhone 3G são muito próximos. OK, o tytn ganha em peso. Mas em relação ao tytn o X1 dá um banho em tamanho, qualidade de construção e resolução.

Falando em construção, o X1 é bem sólido. Não sei se é impressão, pois meu tytn II sempre mostrou uma certa folga entre o teclado e a tela dele. Por enquanto, o X1 parece ter encaixes mais justos. Olhando de frente, tem uma câmera e um sensor de luz no falante, soft keys, telefone atende, telefone desliga, "OK" do Windows e Panel completam os botões da face. Em cima, uma saída de fone de 3,5" (normal!!!) e o botão de liga desliga. Do lado direito, acima, aumentar e diminuir volume / zoom da câmera. E embaixo, o botão de disparo da câmera. Do lado esquerdo em cima, um jack USB. Atrás uma câmera de 3,2MP. Não é CyberShot.

A tela e o som são fantásticos - o X1 tem o mesmo pacote de hardware do HTC Touch Pro, e posso dizer que é bem mais rápido que o meu tytn II, mas WinMobile é WinMobile, e sempre tem umas travadinhas. A skin do X1, os famosos painés de visualização animados é bem legal - mas acho que prefiro a do Touch Pro, mais extensa e completa. Mas não usei ele intensivamente como fiz recentemente com o tytn II, iPhone 3G e o X1. Posso até traçar um paralelo:

1) Pegada: Ganha o X1. Menor e compacto, com construção boa. Teclado físico, apesar de não ser o melhor que já usei, vale pontos.

2) Telefone (só para falar): O iPhone ganha porque é mais fácil discar, achar o contato, fazer conferencias. Mas o sinal é melhor no X1 e achei a qualidade de voz melhor também.

3) Email / Compromissos: Nossa. Páreo duro. Como me acostumei com o teclado do iPhone, usar o teclado virtual é tranquilo para mim. Quanto a email... fico dividido: Para organizar e tirar o lixo de emails, o iPhone é melhor. Passar emails de uma pasta para outra é show no iPhone, e para escrever... digamos que me acostumei com o teclado do iPhone (e o do X1 é meio médio). Mas poder recortar e colar e ver e editar arquivos do Office no X1 não tem preço. Para compromissos, o Windows Mobile tem um esquema melhor: Quando chega o compromisso e você não pode atender no momento, o WM dá opções para avisar em 5, 10, 15 ou no dia seguinte. No iPhone, se você dispensar o compromisso... adeus. Não avisa de novo. Assim, eu acho que quem ganha é o X1.

4) Software: a AppStore é sensacional. Um toque, escolhe o software, install e pronto. Tá lá. O X1 vem com um aplicativo que permite compra online de programas da Handango, mas não chega nem perto. No iPhone tem desde um identificador de música (você grava uma musica tocada na rádio, ou cantarola, ou assobia, ele identifica, mostra a capa, o link pro YouTube e dá o link para comprar a música no iTunes), passando por um mapeador de sua corrida matinal (voce dá a quantidade de Km, o tempo que quer percorrer e ele vai te falando o ritmo de passadas. O acompanhamento da distancia é feita por GPS, e depois vc faz upload para o site e ve o percurso no Google Maps) até um aplicativo que tem mais de 150,000 receitas (tem de tiramisu e cheese cake de banana, delícia) - e todos esses que eu disse são free. O X1 tem à disposição toda a gama para WinMobile, mas muitos sao pagos e é aquela burocracia para baixar e instalar. Apesar que o Destinator é muito melhor que o Google Maps para rotas e percursos. Além disso, os ebooks que leio estao todos para WinMobile. Mas os apps do iPhone são legais. Sei lá, empate. :-)

5) Câmera e multimídia: Covardia, nem vou falar da parte de música e video. Apesar que o media player do X1 meio que imita a interface do PSP, é super bem feito. Mas a integração do itunes / iPhone e a interface é matadora. A Câmera do X1 é 3.2MP, muito boa e tem uma luz de preenchimento atrás, e pode filmar. O iPhone também filma com apps de terceiros, mas a retirada dos arquivos é mais fácil no X1, além da câmera ser melhor. Pela câmera ganha o X1, pelo multimídia, o iPhone.

Bom, falei demais. Qq coisa é só perguntar! :-)

2 comentários:

MECR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MECR disse...

Prezado René,

depois de utilizar o Iphone por muito tempo, estou agora iniciando minha "parceria" com o X1.

Concordo com você em quase tudo, mas acho o Iphone, disparadamente, mais amigável, tirando o fato do sistema operacional...

Tenho uma pergunta: a agenda de compromissos do Iphone me permite criar compromissos vinculados a agendas distintas, deixando que, visualmente, eu tivesse como ver tarefas diferentes em cores diferentes, tudo dependendo do ramo de atividade escolhido (escola, trabalho, pagamentos, etc). Não consegui fazer isso no X1, o que, em parte, me privou do uso ostensivo que já faziado calendário do Google, pois na hora de sincronizar, recebo apenas os compromissos de, por assim dizer, uma agenda. Isso tem solução ou é só uma mancada minha?
Grato, Marcelo (marceloecr@gmail.com)

3:45 PM