quinta-feira, dezembro 18, 2008

BlackBerry Bold vs. Apple iPhone 3G - 1o. Capitulo!


Pessoal,

Conforme disse num post anterior, eu comecei a me aventurar com o supra sumo dos gadgets corporativos: O BlackBerry. E já comecei bem, com o BlackBerry Bold.

O plano corporativo da empresa usa a Claro. A política de segmentação da Claro é horrível para um número médio de handsets. Você não é Pessoa Física nem tem atendimento pela Claro. Fica na mão de um representante com um atendimento... de um representante. Terrível.

Antes de mais nada, vou explicar o Mundo BlackBerry. TUDO é centralizado nesse mundo. Tudo. Mesmo que você tenha seu servidor de email dedicado, um servidor BlackBerry tem de estar do lado para gerenciar o envio de mensagens para os BlackBerries. Beleza. Mas não basta você ter o servidor, a sua operadora tem de DEIXAR o seu BlackBerry acessar o seu servidor. Pelo menos no meu caso, o Blackberry só se conectou ao servidor BlackBerry da empresa quando começamos a pagar o pacote de serviços de Servidor BlackBerry para a operadora.

Saindo longe da discussão de porque o BlackBerry só funciona quando se contrata o serviço BES da operadora, depois de MUITA conversa com o pessoal técnico da Claro conseguiu-se a conexão do meu BlackBerry com o servidor corporativo de email.

Beleza. Comunicando-se com o BES, tudo estava se sincronizando. Emails, Calendários, Contatos, tudo estava lá.

Os primeiros BlackBerries não permitiam que se mudassem os emails de pasta. Hoje, isso é passado. Mudei um email de pasta, verifiquei que o Calendário no Bold estava sincronizado com o Outlook, todos os contatos lá. Comecei a fazer testes: Cria contato no Outlook. Contato aparece no BlackBerry e no iPhone. Modifico no iPhone - mudanças são replicadas para Outlook e Bold. Insiro mais um telefone no mesmo contato no Bold. Novo número aparece no iPhone e no Outlook.

Que beleza! Tudo funciona bem. Mas antes de passar para as impressões de funcionalidade e usabilidade do iPhone e do Bold, um grande ponto para quem está em dúvida entre um e outro: O maldito Blackberry NÃO SINCRONIZA EMAILS ANTIGOS. Sim, o bicho só mantém os emails que são recebidos DEPOIS que você começa a receber emails pelo Blackberry.

DROGA. Quer mais? Nenhum email é encontrado nas pastas que tenho criadas no Outlook. Só as mensagens que movi depois da entrada do BlackBerry é que aparecem.

Olha, que me desculpem os fãs do BlackBerry, mas não foi um bom começo. Eu preciso ter o mesmo nível de informação e sincronia quando eu estiver móvel ou no desktop. Se os contatos (tenho mais de 3000) foram TODOS sincronizados, porque com os emails tem de ser diferente? Não consigo nem configurar quantos dias quero que apareçam. Você pode configurar quanto tempo quer que os emails durem apenas nos que estão entrando a partir de agora na caixa postal.

Demorei 11 dias para configurar meu email num BlackBerry e não tenho o acesso à informação que preciso. Demorei 1 minuto para configurar a mesma caixa de email no iPhone. E todas as pastas, emails, anexos, TUDO está lá.

Eu achava difícil a Apple tomar conta dos usuários corporativos com a fama que o BlackBerry tinha. Mas era uma impressão de quem nunca tinha usado um Blackberry.

Parece tudo muito ruim, mas tem coisas boas também. Vão acompanhando os posts...

Um comentário:

Unknown disse...

Olha eu tenho os dois e sempre amei o meu iPhone pela facilidade e simplicidade do sistema operacional sem falar da agilidade. Comprei um Blackberry (inclusive edtou teclando dele) mas foi a minha maior decepcao em termos de telefone olha que ja tive mais 100 aparelhos mas sempre achei que não iria gostar das teclias apertadas do BB - come de fato não gostei. Quanto ao e-mail não tenho esse tal de BEs entao não da pra configurar. O browser de internet eh uma lerdesa soh todas as paginas que coloco o iPhone e o BB para abrir o iPhone abre eo BB demora uma legua para abrir... ,a mesma Wi-fi para q não haja duvidas quanto ao servico... Os aplicativos do BB sao horriveis e aindo corre-se o risco de vir com virus, o sistema operacional eh uma merd... Lento e pergunta demais pra quem não tem nada ha oferecer. A tela eh menor. O sms não funciona bem. Ate a configuracao da wi-fi foi uma complicado q o iPhone. E essa bolinha ela passa do ponto, ela soh reponde depois, no iphone o comando eh na hora enfim foi a minha maior decepcao em telefone celular que eu ja tive pois a minha expectativa era enorme pelo que as pessoas me diziam a repeito do BB.Mas existe uma Histiria que diz o seguinte não fale mal do seu burrinho se não vc não vende ele... Deve ser isso entao
.