terça-feira, dezembro 16, 2008

É a Palm voltando?

Para quem me acompanha há tempos, sabe que tento manter um "noticiário" de gadgets desde 2000 (vide o tosco site http://www.angelfire.com/co4/wirelessbr/). E desde sempre, tenho uma simpatia muito grande pela Palm. É - eu tenho até hoje um Palm Pilot 1000 - funcionava com duas pilhas palito e até hoje funciona direitinho...

Por mais devices que eu tenha usado - quase todos desde o HP OmniGo, Apple Newton e quase todos PocketPC / WinMobile até que os smartphones começaram a aparecer, sempre há uma pequena esperança que... o Palm volte com toda a sua glória.

Apesar de muitos acharem o Palm atrasado e limitado, a quantidade de aplicativos para ele ainda é recorde no mercado. Muito antes da AppStore, usar aplicativos no pequeno Palm era uma coisa corriqueira... os aplicativos grátis eram passados de Palm para Palm através de infravermelho e mais tarde Bluetooth, e o sendo de comunidade dos usuários de Palm só perdia para Star Trek e seriados do gênero :-).

Eu acho que o auge dos Palm foi na era dos Cliè. Sim, a Sony fabricava uma linha de PDAs baseados no PalmOS, que, com algumas gambiarras da Sony tornaram os Cliès uma esperança para a plataforma. Eu tive um Sony Cliè UX50 que para mim foi o melhor device Palm até hoje.

Todo esse saudosismo é devido à foto acima. Achei no Site Pocketables - parece ser o que a Palm vem chamando de Quattro. Parece que uma nova geração do PalmOS, o "Nova" também está vindo por aí.

Será que vou deixar o iPhone, o BlackBerry Bold, o XPeria X1, o G1 e o velho TyTn de lado para experimentar o Quattro? Olhando parece muito menos sexy que o Sony Cliè UX50 e longe do impacto que os Treo causaram na época. O formato em "T" também não é comum (apesar que muitos smartphones asiáticos têm essa configuração).

Podem esperar que, depois do G1 meu alvo é esse Quattro. :-)

Nenhum comentário: