domingo, julho 08, 2007

Usuários de WiFi, cuidado!!!

Pessoal, pode parecer mais uma daquelas histórias bestas de internet, mas já tinha lido de casos no exterior, mas parece que os espertinhos daqui não tem criatividade: Agora que uma enxurrada de laptops com WiFi está inundando o mercado, cuidado!

Me desculpem os leitores mais tecnologicamente mais avançados, mas esse post é para os novatos do mundo do wireless: Para se conectar, você abre uma janela onde você escolhe a rede WiFi onde deseja se conectar. O PC / Laptop faz uma varredura e mostra todas as redes no raio de recepção do seu equipamento.

Com certeza você vai ouvir, se ja não ouviu, que é fácil se conectar em redes desprotegidas para navegar na Internet usando a rede de "novatos que não configuraram a rede WiFi direito e acabam permitindo que outros naveguem na sua internet de graça".

Cuidado.

Usando dessa nossa tendência a bancar os espertinhos, crackers estão colocando no ar redes abertas como a mostrada acima, com um nome bem chamativo: "Free Internet Access", ou "Acesso WiFi Grátis", ou qualquer nome interessante.

O problema é que, ao conectar nessas redes, e dependendo da configuração de seu PC, o cracker tem acesso total ao seu PC - pode acessar diretórios e copiar arquivos, instalar vírus e programas de monitoração ou simplesmente vigiar sua navegação para pegar senhas digitadas por você.

Os espertos colocam isso perto de lugares onde oferecem acesso WiFi Grátis (aeroportos, hotéis, cafés) - e agora peguei uma perto de casa. Saco.

Tomem cuidado na hora de se conectar. Vocês podem observar que até o tipo da rede (fácil de ver pela diferença do ícone nas conexões acima) é diferente das conexões WiFi normais. É do tipo rede "ad-hoc" (explico num outro post), ao invés de "access point".

Depois coloco um post detalhado de como deixar seu laptop mais "fechado" nas conexões públicas, mas já fica esse aviso.

Nenhum comentário: