quarta-feira, outubro 08, 2008

Nokia e71: Lindo, mas não para empresas

Olá!

Pessoal, continuo sem tempo nenhum para o blog, mas essa é uma das coisas que tenho que postar aqui para nossos "crientes" :-), já que ele deve chegar no mercado e nas boas lojas do ramo no final do mês

Eu já usei o Nokia e71 por 2 semanas. O aparelho é l-i-n-d-o. Olhem por vocês mesmos:


Uma jóia em aço inox. Sólido. Fala muito bem e o sistema oepracional é rápido e sem engasgos, com WiFi, Câmera de 3,2MP, 3G, uma beleza!

Só que... na minha opinião, um celular que tem teclado foi desenhado para emails e afins. E é justamente na parte de emails que a coisa pega: Quem lê meu blog sabe que explico o technês no nível que minha mãe consegue entender :-), por isso, um pouco de paciência agora porque vai uma aulinha para quem não está familizarizado com a parte de emails.

Todo usuário de email utiliza um "modo de conexão" com sua caixa de emails que, essencialmente, pode ser de 3 tipos: POP3, IMAP ou Microsoft Exchange. Os dois primeiros são mais usados em contas pessoais, com a diferença que o POP3 normalmente guarda os emails na máquina onde está sendo lida, enquanto que o IMAP deixa os emails estocados na caixa postal. O Exchange é usado por empresas, e também guarda os emails na caixa postal.

Então: Para quem usa os modos de conexão onde os emails são estocados na caixa postal têm um problema com o E71: Ele não permite que emails sejam movidos de pasta.

Isso para mim mata a usabilidade do aparelho. Eu costumo arquivar todos os emails respondidos e/ou não necessários assim que os leio. Do jeito que está, fica complicado ter que entrar para organizar a caixa postal via o PC depois que você respondeu os emails via o telefone.

Para piorar, o aplicativo que vem com o N71 também é um pouco diferente do que estamos acostumados a achar em outras plataformas. Manda bem emails, mas a formatação e a leitura é sempre um desafio.

As outras funções de Agenda, Calendário, Tarefas - funcionam bem. Mas está claro que a integração com o Microsoft Exchange precisa de um pouco de atenção. A função telefone é tipicamente Nokia - ou seja, uma interface imbatível, a melhor usabilidade como celular e a velocidade e estabilidade de sempre.

Detalho ele melhor mais tarde.

Um comentário:

Caio Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.