quarta-feira, junho 27, 2007

iPhone: Está chegando!!!

A pedidos: Pessoal, o iPhone está chegando. Sexta feira agora, dia 29/06 o celular da Apple estará entre nós (quer dizer, entre os americanos). OK, OK, os que já cansaram de ler sobre o que os americanos chamam de "Jesus Phone" (de tão avançado parece algo divino :-)) vão me encher dizendo que não é "só um celular". Mas para os "late adopters", aqui vai um pequeno resumo desmistificando a nova moda que Steve Jobs, CEO da Apple, está lançando:

É um celular sim. GSM QuadBand (significa que é "usável" da Europa aos EUA), prometendo até 5 horas de uso. Mas é um celular que oferece navegação na Internet, um "visual voice mail" (você não precisa ligar para a sua caixa postal e ouvir um a um os recados: os recados ficam organizados numa tela, com a data, hora e o quem ligou. Você escolhe o que ouvir ou simplesmente apagar), tem viva voz e mede 11,5cm por 6,1cm e tem 1,1cm de espessura.

É um iPod video também, com uma tela de 3,5 polegadas (detalhe: o touchscreen é de vidro, e não de material plástico, o que deve reduzir os riscos e danos à tela), capacidade de 4GB ou 8GB com saída para fone de ouvido. O conector inferior parece ser igual ao do iPod comum. Ah, ele também vem com uma câmera de 2MP sem flash.

O que tem de legal? A interface tem o recurso de reconhecer múltiplos toques - ou seja, para aumentar uma imagem ou uma página web, você coloca o polegar e o indicador na tela e afasta os dedos "arrastando-os" na tela: o zoom ocorre como se você estivesse "esticando" a imagem. Além disso, a interface é pensada para ser usada com os dedos. Então, para você ver os seus contatos, você simplesmente toca na parte de baixo da tela e arrasta o dedo para cima. A lista vai subir. Hiper legal.

Há ainda um sensor que gira a imagem da tela quando você deita o iPhone. Há também um sensor que detecta a proximidade da orelha com o telefone, desligando e travando a tela para que você não acione nada com a bochecha sem querer. O navegador internet parece que funciona bem também, mas já vi que para acessar o YouTube, por exemplo, é preciso acessar um site adaptado para o iPhone, assim como o GoogleMaps. Sei não...

É lógico: o aparelho é LINDO! Mas... finalmente respondendo as perguntas que me fizeram: Vale a pena? Depende.

Se você quer a última moda em tecnologia, esse é o seu telefone. Mas não adianta querer ir até o EUA e comprar um porque ele vem bloqueado para a operadora AT&T (antiga Cingular). Vamos ter que esperar ser lançado na Europa, na Ásia (e aí talvez tenhamos algumas versões desbloqueadas) para depois ele chegar por aqui (algo como final de 2008).

Analisando friamente: é um celular normal com câmera, WiFi e bluetooth, navega na internet e toca videos e MP3 e que vai custar entre 499 e 599 dólares para os assinates da AT&T. Você compra pela beleza e pelo status de ter o "Jesus Phone".

Se eu comprava? LÓGICO! :-)

Nenhum comentário: