quarta-feira, março 08, 2006

Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM. Que beleza...

Pois é. Aproveitando o post do nosso amigo adrianogh, vamos falar sobre algumas novidades que vieram junto com a nova Canon EOS 30D. Uma delas é a nova lente Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM. Uau.

OK, meio off-topic (apesar de que tanto a 30D quanto essa lente são portáteis, hehehehe): para compartilhar minha fascinação com essa lente, deixe-me explicar alguns pontos para os não fotógrafos:
  • é uma lente que chamamos "grande angular": ou seja, ela tem uma visão bem "aberta" (você precisa afastar menos da turma que quer fotografar para caber todo mundo). Isso é especialmente importante para as digitais reflex (pelo menos as que posso comprar, hehehe), porque o sensor digital de captura é menor que a área de um negativo de filme comum, o que "fecha" o campo inicial de visão. Uma lente grande angular compensa esse "fechamento".
  • é uma lente "clara": ou seja, pela bom projeto e pela qualidade superior do "vidro" de suas lentes, ela não "perde" muita luz do objeto fotografado. E o melhor, de ponta a ponta da faixa de zoom ela mantém essa característica (normalmente, as zoom deixam passar menos luz à medida que você abre o zoom).
Só que... são 1.150 "doláres americáños". OK, tem o recurso Image Stabilizer, mas com quase o mesmo preço você compra a famosa lente 16-35mm f2.8L, e com uns US$ 500 a menos a 17-40mm f4L. Para quem gosta, é de se pensar...

Um comentário:

adrianogh disse...

US$ 1.150 mais o para-sol... que já vem nas lentes da série L (profissional) da Canon! E IS pra uma lente 55mm (e f2.8!) não tem o mesmo "efeito" de numa zoom (>100mm).

Outra "dúvida", será que a Canon irá fabricar lentes da série L com baionetas EF-S (coitados dos donos das 300D e 10D)?

Bom, é esperar pra ver!