
Me desculpem os leitores mais tecnologicamente mais avançados, mas esse post é para os novatos do mundo do wireless: Para se conectar, você abre uma janela onde você escolhe a rede WiFi onde deseja se conectar. O PC / Laptop faz uma varredura e mostra todas as redes no raio de recepção do seu equipamento.
Com certeza você vai ouvir, se ja não ouviu, que é fácil se conectar em redes desprotegidas para navegar na Internet usando a rede de "novatos que não configuraram a rede WiFi direito e acabam permitindo que outros naveguem na sua internet de graça".
Cuidado.
Usando dessa nossa tendência a bancar os espertinhos, crackers estão colocando no ar redes abertas como a mostrada acima, com um nome bem chamativo: "Free Internet Access", ou "Acesso WiFi Grátis", ou qualquer nome interessante.
O problema é que, ao conectar nessas redes, e dependendo da configuração de seu PC, o cracker tem acesso total ao seu PC - pode acessar diretórios e copiar arquivos, instalar vírus e programas de monitoração ou simplesmente vigiar sua navegação para pegar senhas digitadas por você.
Os espertos colocam isso perto de lugares onde oferecem acesso WiFi Grátis (aeroportos, hotéis, cafés) - e agora peguei uma perto de casa. Saco.
Tomem cuidado na hora de se conectar. Vocês podem observar que até o tipo da rede (fácil de ver pela diferença do ícone nas conexões acima) é diferente das conexões WiFi normais. É do tipo rede "ad-hoc" (explico num outro post), ao invés de "access point".
Depois coloco um post detalhado de como deixar seu laptop mais "fechado" nas conexões públicas, mas já fica esse aviso.